Como começar o negócio por passos

Hoje quero partilhar contigo uma metodologia para saberes como se começa o negócio por passos. Esta metodologia foi testada por mim pessoalmente e ajudou-me a fazer um volume de negócios de 14 000 euros em Setembro do ano passado.

Estás interessado? Continua a ler.

Sumário do artigo

Passo 1: Objetivo

Tudo se começa com um objetivo bem estabelecido, que te motiva e contém um elemento do teu sonho: uma viagem, uma mota nova, a possibilidade de comprar o que queres e quando queres a pronto, …

Um objetivo simples, possível e fácil de visualizar é meio caminho andado em qualquer negócio.

Passo 2: O nicho e o produto

É o que tu vais vender e o que os outros vão comprar: trocar fisicamente o dinheiro pelo produto. Aqui há nuances. Por um lado o produto deve-te interessar a ti. Por outro lado deve interessar pessoas dispostas a pagar por ele.

Bónus: deve ser fácil para o cliente perceber o produto.

Passo 3: O packaging do produto

Método usado para falares do teu produto. O packaging pode ser: página instagram, landing page, email-marketing, apresentação Power Point, vídeos, infografias, …

O artigo sobre as landing pages comerciais fala nas 12 regras essenciais que uma landing page virada para performance comercial deve cumprir. Pode te ajudar na fase do “embrulho” do teu produto.

Passo 4: A angariação do tráfego

Começa a angariação dos clientes. Há nuances. Por um lado tens que experimentar diferentes canais para perceber qual funciona melhor para o teu público-alvo específico. Por outro lado, é preciso ter foco.

Experimenta diferentes canais: influenciadores, pesquisas pagas, redes sociais, a afiliação, parcerias com outros empreendedores com produtos adjacentes,… Aquele que demonstrar os melhores resultados, usa até ao máximo.

Depois passa para o canal seguinte, mantendo o primeiro canal ativo. Faz o mesmo e adiciona para o segundo canal, adiciona mais um, e assim sucessivamente.

Se tiveres interesse, podes ler o artigo sobre

Passo 5: O tratamento das leads

Às pessoas que demonstraram interesse em comprar o teu produto chamamos leads. Aprende a comunicar de forma a que das 10 leads, os que realmente compram, sejam o maior número possível. Há três estados possíveis de uma lead:

  1. qualificada (pagamento feito),
  2. não qualificada (negócio não concretizado),
  3. deferido para … (lead a ser contratada no dia X, às Y horas).

Passo 6: O crescimento de número das leads

Depois de passares as etapas 3-5 mais do que uma vez, afinares os processos e otimizares o primeiro/segundo canal, podes começar a aumentar o número de leads.

Aumenta até ao ponto de alcançares o número máximo de pedidos que possas satisfazer sem perder a qualidade. Nesta fase vais precisar de contratar pessoas para a tua equipa. Este artigo ajuda a perceber que tipo de pessoas contratar.

Conclusão

É necessário medir a rentabilidade do negócio, sempre. Aliás, todos os processos que envolvem números devem ser medidos. A analítica vai-te permitir crescer mais rápido e gastar menos dinheiro do que se fosses medir tudo ao “olhometro” e com o “achômetro”.

Foram estes passos que me permitiram fazer render a minha ideia. Espero que consigas alcançar um bom resultado e depois partilhar o processo.

Se este artigo foi útil deixa um + nos comentários. É fácil para ti e ajuda me a perceber que tipo de conhecimento partilhar.

Boa sorte!

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