Como encontrar pessoas otimistas para a tua empresa

Hoje, nos meus projetos, lado a lado comigo trabalham cerca de 8 pessoas. São especialistas de topo numa área específica e tem conhecimento de outras áreas. Pessoas com perfis chamados T-shaped. Mas mesmo sendo bons, continuam a absorver o conhecimento com imensa vontade e proatividade.

Os empreendedores que eu conheço têm a dor de não conseguirem encontrar as pessoas certas para os seus projetos. “No mercado não vejo pessoas otimistas. Só vejo pessimistas.” dizem eles. É precisamente deste tema que quero falar hoje contigo.

Onde encontrar os otimistas para o teu projeto?

Estás muito enganado se pensas que, algures no IEFP, há uma pessoa 100% formada que está à espera da tua chamada para começar a trabalhar contigo ASAP, com o otimismo todo. Lamento, isto não acontece. Tudo depende de ti, da tua empresa e da tua cultura.

Sim, os otimistas ajudam a manter a energia certa dentro da equipa. Acreditar em si, acreditar no melhor. Ver adiante a solução perfeita para qualquer problema. E mais 101 benefícios.

Mas … Isso não te lembra o efeito dos “óculos cor de rosa”? Um tal mundo em que não há resultados maus. Não acho uma abordagem dessas na equipa benéfico para as empresa. As falhas vão existir sempre. Garanto que sim. Agora, as mãos vão baixar muito mais rápido se abordares tudo com otimismo total. Se esperas apenas bons resultados, queimas muito mais rápido a tua energia. Na vida e no negócio.

Uma dose exacta do pessimismo pode ter benefícios. Os pessimistas podem e devem também estar na equipa. É claro que não estamos a falar daqueles que, desde o início, dizem que vamos falhar independentemente do que for feito, desmotivando o resto da equipa. Deve haver bom senso.

Mas as pessoas voltadas para o pessimismo podem muito bem ajudar o teu projeto em determinadas coisas.

Sumário

Opinião realista é mais importante

O que os otimistas fazem quando se fala sobre os planos, visão e objetivos do projeto? Eles concordam! Essas pessoas apoiam sempre a tua ideia, independentemente das limitações, porque acreditam em ti.

Mas tu precisas de uma opinião crítica e não de uma massagem relaxante. Não há ideias perfeitas. Há sempre algumas pedras por baixo da água, que mais tarde podem traduzir-se em problemas graves e levar ao falhanço. E são os pessimistas que vão ajudar a perceber e antecipar os possíveis problemas.

Essas pessoas certamente encontrarão algo para questionar. E, provavelmente, vão acertar no elo mais fraco. Ouvindo a opinião de tais colegas e avaliando adequadamente a situação, podes evitar muitos problemas futuros. E isso é bestial!

Os pessimistas são imprescindíveis se és um empreendedor, sonhador por natureza (como eu). Ajudam-te a ser realista. Sim, é desagradável quando alguém te corta as asas, ao provar que nada vai funcionar. Mas acredita em mim, ouvindo e respondendo às tais críticas tu estás a mover-te na direção certa. É necessário encontrar a maior parte das fraquezas e corrigir tudo antes do lançamento.

Resolução dos problemas difíceis

Pela sua natureza, os pessimistas são bons a encontrar problemas. Os otimistas, por outro lado, preferem ver apenas as coisas perfeitas, portanto, tentam evitar as tarefas complexas. Depois de encontrar um problema ou uma falha no processo do negócio, o pessimista reportará imediatamente à equipe e/ou a ti a situação e começará a questionar tudo que está à volta do problema. Vai começar a mover-se na direcção correta, mesmo sem acreditar que um bom resultado seja possível.

Plano B sempre à mão

Uma esperança cega de que tudo vai correr bem é uma má prática na vida em geral. Sim, o otimismo alimenta-nos com energia. Mas, o que farás se as coisas não saírem conforme planeado?

Precisamos sempre de algum plano alternativo. É mais uma razão para ter um pessimista na tua equipa. Onde outros veem “tenho um feeling que tudo vai correr bem”, eles encontram erros e mais erros. Isso ajuda a antecipar um possível fracasso e a desenvolver um plano alternativo. Porque o tempo é tudo nestas circunstâncias.

Agora tu percebes que os pessimistas são uma parte valiosa da tua equipa, cuja opinião vale a pena ouvir. Mas existe uma outra categoria de pessoas, que podem ser confundidos com pessimistas. São chorões. Eles bloqueiam constantemente num único problema e não propõem nada para o resolver.

Esta é a principal fonte da desmotivação da equipa. Eles sugam a energia de todos e destroem o projeto. Isto não é nada bom! Enquanto os pessimistas questionam tudo, para além das coisas que não lhes fazem sentido, os chorões, por regra, veem mal literalmente em tudo. Essas pessoas nunca gostam de nada.

Na nossa consultora de front-end falamos com muitas pessoas e estamos constantemente atentos durante o recrutamento dos candidatos a este tipo de pessoas!

Acredito que és capaz de criar uma boa equipa na tua empresa que vai ajudar-te a crescer e alcançar novos horizontes.

Conclusão

A tua equipa não são Avengers nem robôs. São pessoas normalíssimas, com caráteres e métodos de trabalho diferentes. Contrata para a tua empresa pessoas diferentes e aprende a beneficiar das suas qualidades pessoais.

Quanto mais diversificada for a equipa, mais opiniões terás. Isso ajuda a tirar as conclusões certas e corrigir em real time o sentido do movimento, caso necessário.

Hoje falámos de um tema muito pessoal sobre a minha equipa. Deixa o teu comentário se quiseres ver mais posts sobre os meus projetos.

Que tipo de pessoas tens na tua empresa (equipa) atualmente? Quais são os perfis chave que na tua opinião são locomotivas da tua equipa? Partilha nos comentários.

Obrigado e até já,
Ivan Panchenko

O artigo foi útil? Partilha com os colegas e amigos👍

Comentários