Duplicar a produtividade em 6 passos

Como duplicar a produtividade e aproveitar a vida, começando bem o dia? A solução é o Biohacking. Quero partilhar contigo alguns life-hacks que eu pessoalmente prático e que podes experimentar. São incríveis e fazem toda a diferença, acredita!

A manhã é o período mais importante do dia. É neste momento que decides como vais passar o teu dia e em que atividades irás investir a tua energia física e mental. Muitos empreendedores (e pessoas em geral), infelizmente, ignoram os rituais matinais. É por isso que à tarde a energia dissipa-se e chega o cansaço. Já reparaste como, perto das 14h-15h, a tua produtividade cai drasticamente?

Este problema pode ser resolvido se simplesmente começares o dia corretamente. Vou usar as recomendações do livro de Hal Elrod, “The Miracle Morning“. Apresento apenas o sumo das recomendações práticas, mas aconselho-te vivamente leres a este livro.

Para já, simplesmente pega na lista e começa a utilizar os insights.

Sumário

Começa o dia com o silêncio

Começar a trabalhar logo após acordares – um erro crasso. Ao abrir os olhos, não vás logo ler as notificações do teu smartphone. Dá algum tempo ao teu cérebro para acordar. Não precisa ser muito. Apenas 10 minutos do silêncio serão suficientes. A calma matinal permite estabelecer o ritmo ideal para todo o dia de trabalho.

Afirmação positiva como forma de melhorar a vida

O estado físico depende, na sua grande parte, do estado mental e das crenças. As afirmações positivas ajudam melhorar a disposição e as negativas, respetivamente, fazem-na piorar. Ao começares um novo dia , tenta olhar para tudo com otimismo.

Deixa de ler as notícias e pensa em coisas agradáveis. Trabalha o pensamento positivo. A maior parte dos problemas podem ser resolvidos. Portanto, independentemente do que tens agora nas tuas mãos lembra-te – os teus problemas não são difíceis, mas sim desafiantes.

Pratica a afirmação durante 5 minutos diariamente e verás como te vais sentir melhor.

Visualização dos objetivos como fonte de motivação

Acabaste de te levantar e estás pronto para assumir as tarefas quotidianas. Mas para quê? Com que objetivo? Qual é o sentido das tarefas? Uma definição clara do que queres de cada dia, semana, mês, tornará as coisas mais lineares.

Começa por dar baby steps. Sonhas com um bom apartamento no centro da cidade? Fecha os olhos e visualiza isso. Encontra fotos na Internet e vê onde queres chegar. Isso não te vai ajudar a “usar energia do universo” para conseguir o que queres.

Terás que trabalhar 🙂 Mas é uma boa motivação para seres mais produtivo durante o dia.

Pratica desporto

Okay, já falámos sobre como despertar e ativar o cérebro. A tua boa disposição começa a puxar por ti, não te deixando ficar mais tempo na cama. Agora é hora de despertar os músculos. Fomos ensinados desde a infância que um ligeiro exercício físico é uma rotina matinal obrigatória. Mas muitos ignoram-na. Independentemente do tipo de atividade que fazes, precisas de ter um corpo vigoroso ao longo do dia para seres o mais produtivo possível.

Encontra o tipo de exercício que realmente adoras (corrida, ioga, crossfit, flexões…). Fazeres um exercício físico por obrigação logo pela manhã não é boa ideia. Deves mesmo gostar do tipo de exercício que fazes. Eu pessoalmente não gosto de correr, mas adoro flexões e agachamentos. No verão gosto de saltar à corda e fazer elevações ao ar livre. Por isso, muitas vezes pratico isso de manhã.

Estes são os meus exemplos. Não estás limitado a eles. Faz a tua escolha. Ah, e se conseguires desafiar os teus amigos para se juntarem a ti, mais facilmente cumprirás a tua palavra.

Depois de um bom treino é hora do duche e do pequeno-almoço.

Um novo dia permite aprender algo novo

Queres começar a ler um livro mas não tens tempo? Isso pensas tu! A verdade é que tu tens tempo. Vou dar um exemplo: digamos que em média lês cerca de 35 páginas por hora. Ao despender cerca de meia hora de manhã (sacrificando a hora de ver a comida no Insta), num mês consegues tranquilamente ler um livro completo. Sim, levas algum tempo. Mas é melhor do que não ler de todo, concordas?

E se costumas apanhar transportes públicos, mais tempo tens para a tua leitura diária. Aproveita!

Atualmente estou a ler um livro sobre a leitura dinâmica. Uma habilidade muito útil para os empreendedores. Se quiseres que partilhe os insights do livro, deixa uma nota nos comentários.

Organização das tarefas ajuda a libertar o cérebro do “lixo”

O uso de uma lista de tarefas aumentará a tua produtividade. Experimenta criar um plano para o dia, marcando as tarefas feitas. Por favor, não guardes tudo dentro da tua cabeça porque só vais ficar atrapalhado e perdes energia mental. Liberta o cérebro das tarefas e foca-te na resolução dessas mesmas tarefas.

Antes de começares a trabalhar analisa a tua lista de tarefas e vê quais podes fazer de manhã e quais podes fazer à tarde. Lembra-te, que o cérebro é mais ativo durante a primeira parte do dia, portanto convém que o trabalho mais difícil seja feito até às 12h.

No final do dia analisa o que foi feito hoje, que resultados alcançaste, aponta as novas tarefas e prepara o dia de amanhã.

Conclusão

Agora que estás organizado e sabes o que fazer, podes começar a alcançar os teus objetivos. Acredito que esta informação vai ajudar-te, não só aumentar a produtividade, mas também começar a ter mais awareness da vida. Usares cada novo dia para o teu bem, para alcançares os teus objetivos, e não para contares os dias até à próxima sexta-feira.

Deixa um comentário abaixo se achas o conteúdo útil. Há muitas ideias que quero compartilhar contigo, portanto é importante eu saber o que precisas. Se tiveres sugestões ou precisares de ajuda em marketing digital, manda-me um e-mais ou um DM no Instagram e falamos.

Boa sorte! 👍

O artigo foi útil? Partilha com os colegas e amigos👍

Comentários